Notícias
Roubo de Automóveis em Portugal
Partilhar:

Roubo de Automóveis em Portugal

Segundo dados do Relatório Anual de Segurança Interna, cerca de 30 veículos são roubados todos os dias em Portugal!

Cerca de 57% das ocorrências, são veículos das marcas alemãs, tendo a VW a liderança deste infortúnio (21%), depois com ampla margem a BMW e Audi (13% ambas) e a seguir na tabela, a Mercedes (10%).

A Ford fica a par com a Renault nesta tabela (4%) e depois a Skoda, Toyota e Fiat (3%).

De norte a sul, são muitos os registos de roubo, mas é nos distritos de Lisboa, Porto e Setúbal que surge o maior número de ocorrências.
 

A PREVENÇÃO CONTRA O ROUBO

Todos os cuidados são poucos! Tenha sempre atenção onde deixa o veículo e de movimentos suspeitos quando se dirige para o veículo. Principalmente à noite.

Faça marcas pessoais no motor por exemplo, nas jantes e carroçaria para ser mais fácil identificar o carro um dia mais tarde se sofrer um roubo destes e até se o veículo já estiver em peças.

E claro, nunca deixe os seus documentos pessoais e os do veículo guardados no interior. 

Em adicional pode sempre complicar a vida do assaltante com a instalação de elementos de segurança como alarme, imobilizador e até mesmo um localizador GPS em tempo real.

Dentro da gama dos alarmes auto, existem alarmes de sirene eletrónica (com fios) ou autoalimentada via rádio (sem fios) para maior segurança.

A gama de imobilizadores digitais são totalmente indetetáveis na instalação e funcionam por sequência do pressionar de botões originais do veículo, que assim formam o código pin do utilizador.

Este sistema apesar de digital e usar as linhas CAN BUS dos veículos mais recentes, já existe de igual modo para veículos analógicos mais antigos e útil em clássicos.

Na gama da telemática, surgem os localizadores GPS que comunicam com serviços online por GPRS em tempo real que dão informações precisas da localização, velocidade do veículo com bloqueio de motor e ainda permitem gestão mais completa para controlo de frotas com informações que vão até ao consumo de combustível, revisões e claro excessos de velocidade por exemplo.

O roubo de veículos é sempre uma possibilidade que espreita no dia a dia.

Mais vale estar sempre prevenido.